22 janeiro, 2014

História da Causa de Beatificação da Ir. Lúcia



2008

Antecipação da abertura do
Processo de Beatificação da Irmã Lúcia
No dia 13 de Fevereiro de 2008, 3º aniversário do falecimento da Irmã Lúcia, o Santo Padre Bento VI, atendendo ao pedido de milhares de fiéis de todo o mundo, deu o seu consentimento para que se realizasse a abertura do Processo de Beatificação da Irmã Lúcia, dispensando assim 2 anos de espera para o prazo estabelecido pela Igreja.

O Santo Padre encarregou o Cardeal português, D. José Saraiva Martins, Prefeito para a Congregação da Causa dos Santos, de transmitir a notícia o que ele fez após a Eucaristia que celebrou no Carmelo de Santa Teresa, Coimbra, lendo publicamente, diante de centenas de fiéis, a carta com o Decreto do Vaticano que permite a abertura imediata do Processo de Beatificação da Irmã Lúcia.

«Bento XVI, acolhendo benevolamente o pedido apresentado pelo Bispo de Coimbra, D. Albino Mamede Cleto, e compartilhado por numerosos Bispos e fiéis de todas as partes do mundo, derrogou os cinco anos de espera estabelecidos pelas normas canónicas (cf. artigo 9 das Normae servandae), e dispôs que possa começar-se, apenas três anos depois da morte, a fase diocesana da causa de beatificação da Carmelita».

Todos os presentes, com o coração agradecido e num gesto de extrema alegria irromperam numa grande salva de palmas que os meios de comunicação social ampliaram para a Igreja inteira.

Para o Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, também presente na referida Celebração, esta decisão do Papa Bento XVI é reveladora "da estima do Santo Padre por Fátima e pela mensagem de Fátima, e, antes de mais, pelo acontecimento que aqui ocorreu, caso contrário não teria respondido positivamente ao pedido de antecipação".

A partir deste momento é-nos permitido prestar culto e rezar pedindo a Deus graças por intercessão da Irmã Lúcia.
__________________________________

Abertura do Processo de Beatificação


No dia 30 de Abril de 2008, D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra, deslocou-se ao Carmelo de Santa Teresa juntamente com uma equipa de Sacerdotes implicados no acontecimento e, na presença de toda a Comunidade das Irmãs Carmelitas, deu início ao Processo de Beatificação da Irmã Lúcia.

O Bispo de Coimbra em conjunto com o Carmelo de Coimbra escolheu e nomeou para Postulador da Causa o P. Ildefonso Morriones, Sacerdote Carmelita e para   Vice-Postulador o Cónego Alberto Gil, Sacerdote da Diocese de Coimbra.
_________________________________________________________________
2009

Comissão Histórica

O Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, nomeou os membros da Comissão histórica do Processo de Beatificação da Serva de Deus Irmã Lúcia, que fizeram a sua tomada de posse no dia 23 de Junho de 2009 no Carmelo de Santa Teresa.

Esta equipa tem o encargo de reunir todos os escritos da Serva de Deus para fazerem parte do Dossier do Processo Diocesano em curso, um trabalho que se impõe demorado pelo facto de existirem milhares de cartas escritas pela Irmã Lúcia que terão que ser arquivadas, transcritas e organizadas segundo os critérios e exigências do Processo.
_________________________________________________________________
2012

Novo Vice-Postulador

Por resignação do Senhor Bispo D. Albino, tomou posse da Diocese de Coimbra o Senhor D. Virgílio do Nascimento Antunes que desde o início se mostrou muito interessado no andamento do Processo de Beatificação da Irmã Lúcia.

Em 12 de Janeiro de 2012, o Postulador da Causa de Beatificação da Irmã Lúcia, P. Ildefonso Moriones, nomeou Vice-Postulador o Cónego Aníbal Pimentel Castelhano.
__________________________________

Oficiais do Inquérito | Tribunal Eclesiástico

O Senhor D. Virgílio Antunes nomeou, no dia 10 de Março de 2012, os Oficiais do Inquérito que iniciaram de imediato o seu encargo de ouvir as testemunhas que irão depor no Processo de Beatificação, estando atualmente este trabalho em curso.

P. Luís Ribeiro de Oliveira foi nomeado Delegado Episcopal.
P. Pedro Carlos Lopes de Miranda foi nomeado Promotor da Justiça.
D. Maria José Soares Ferreira Neves foi nomeada Notária.
P. Pedro Alexandre Pinto dos Santos foi nomeado Notário Adjunto.


Sem comentários:

Enviar um comentário