29 março, 2014

Nos 499 anos do nascimento de Santa Teresa: os primeiros acordes de festa

E já se começam a ouvir os primeiros acordes de festa!

Ontem, em "La Santa" (casa onde nasceu Santa Teresa, convertida em Convento dos Carmelitas, inaugurado em 1636), foi apresentado o Hino Oficial do V Centenário do Nascimento de Santa Teresa e o Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Mons. Ricardo Blázquez, celebrou, em acção de graças, a Santa Missa no mesmo convento.

O presidente do episcopado espanhol convidou-nos a penetrar no imenso magistério de Santa Teresa, olhando-a como exemplo para a nova evangelização e lendo os seus escritos "Livro da Vida" e "Fundações" em paralelo com a Exortação do Papa Francisco "A Alegria do Evangelho".


Por sua vez, o Hino é uma suma bem conseguida de quem foi e é Santa Teresa para os Carmelitas e para a Igreja. Com letra de Carlos Aganzo e música de Francisco Palazón, o hino aborda a figura de Santa Teresa desde 4 perspectivas diferentes: na primeira estrofe, a sua ligação a Ávila e o seu magistério oracional na imagem do Castelo Interior; depois, é apresentada a sua actividade fundadora; em terceiro lugar, a sua vida e qualidades como escritora; por fim, uma belíssima invocação de Teresa como Doutora da Igreja, Doutora Mística.

Saibamos nós juntar-nos a esta corrente de festa e acção de graças, proclamando as maravilhas de Deus em cada ser humano e, especialmente, em Teresa de Jesus, de Ávila, da Igreja, do Mundo e para o Mundo. A ela, na comunhão dos santos, pedimos:

Teresa de Jesús, doctora de la Iglesia,
maestra de la luz, centella del amor,
enséñanos la senda por la que caminaste
con alma enamorada, buscando en ti al Señor.

Teresa de Jesus, doutora da Igreja,
mestra da luz, centelha do amor,
ensina-nos a senda pela qual caminhaste
com alma enamorada, buscando em ti o Senhor.



Links:

-Gravação do Hino pelo Coro Gregoriano de "La Santa", ontem na Missa de celebração dos 499 anos de Santa Teresa:



-Gravação do Hino pelo Coro Gregoriano de "La Santa" (uma outra  gravação da mesma música, mas com mais qualidade auditiva):



- Letra do Hino.

- Download da música

Sem comentários:

Enviar um comentário