06 janeiro, 2013

A vitória da Luz

A Epifania é uma solenidade que celebra a vitória da Luz sobre as trevas. A luz é Cristo que ilumina o mundo inteiro para que seja salvo. As leituras de hoje apresentam-nos Jesus como a luz para todos os povos, para que formem - na riqueza de todas as suas culturas - um único povo, o Povo de Deus.

O profeta Isaías anuncia que todas as nações virão com os seus presentes (as diversas culturas) e se reunirão à volta do Messias. Proclamarão as glórias do Senhor e exultarão de alegria. O Evangelho ensina-nos que esta profecia começou a realizar-se com a visita dos Reis magos ao presépio de Belém.

A Igreja universal é para nós hoje o sinal dessa realização: um mundo que, de todas as nações, se volta para Jesus Cristo, contemplado como luz e salvador da humanidade. Mas esta manifestação da salvação ainda não se realizou plenamente, vai a caminho, passando por muitas crises que nos afligem profundamente. Mas nós não desanimamos, pois a luz de Cristo conforta a Igreja, o povo que espera ansiosamente pela vitória final.

Os povos do mundo que parecem separados pela língua, mentalidade, hábitos, cultura, quando se deixarem atrair pela luz que é Cristo, aproximar-se-ão e compreender-se-ão uns aos outros. Que fazer para que todos os homens ultrapassem os conflitos que geram desgraças? Ir, como os magos, ao encontro de Cristo que se fez tão próximo de nós.

A fé em Jesus é a estrela que nos guia. Temos que aprender, como os Magos, a ler a vontade de Deus através de acontecimentos ordinários e extraordinários da vida. Os magos representam os homens de todo o mundo que se deixam guiar pela mensagem de paz e amor de Cristo.

Pe. Manuel Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário