18 março, 2013

O frasco de vidro e o café




Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco de vidro, grande e vazio, e começou a enchê-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que "sim".

O professor tomou então uma caixa com pedrinhas e vazou-a dentro do frasco. As pedrinhas preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que "sim".

Logo, o professor pegou uma caixa de areia e vazou-a dentro do frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um "sim" unânime.

A seguir, o professor adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco. Elas preencheram todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes, desta vez, riram-se.

Quando os risos terminaram, o professor comentou: "Quero que percebam que este frasco representa a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes, como Deus, a família, os filhos, a saúde, os amigos, as coisas que nos apaixonam. Se perdêssemos tudo e ficássemos só com estas coisas, mesmo assim a nossa vida ainda estaria cheia. As pedrinhas são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro etc. A areia é o resto, as pequenas coisas.

"Se colocássemos a areia no frasco em primeiro lugar, não haveria espaço nem para as pedrinhas, nem para as bolas de golfe. O mesmo acontece na vida. Se gastássemos todo o nosso tempo e energias com as coisas pequenas, nunca teríamos tempo para as coisas que realmente são importantes.

Presta atenção, em primeiro lugar, às coisas que são realmente importantes para ti. Define quais são as tuas prioridades, e o resto é só areia."

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou: - E o que significa o café?

O professor sorriu e disse-lhe: " Alegro-me por teres feito a pergunta! O café demonstra que, por mais ocupada que pareça estar a nossa vida, há sempre um tempo para o tomar com um amigo. ".

Pensa e medita
Esta parábola pode lembrar-nos que, apesar da nossa vida parecer estar muito preenchida, no frasco de cada dia há sempre um espaço um bocadinho de tempo para tomar café com o amigo. Jesus é esse Amigo. Arranja um bocadinho de tempo para a oração. É nela e por ela que Jesus nos faz ver as coisas mais importantes da jornada para nós.
Na correria do dia, Jesus cruza-se comigo e diz-me: «Queres tomar um café»? 

Sem comentários:

Enviar um comentário