17 junho, 2013

Assim está o mundo


Um homem juntou-se a Jesus, dizendo: «Quero ser teu companheiro». Jesus aceitou, e ambos seguiram viagem. Quando chegaram à margem de um rio, sentaram-se para comer. Levavam três pães. Comeram dois e sobrou um. Depois, Jesus foi ao rio beber água. No regresso, não tendo encontrado  o terceiro pão, perguntou ao homem: «quem tirou o pão?». Ele respondeu:«não sei».
Continuaram a viagem, e, no caminho, Jesus realizou dois milagres. Das duas vezes voltou-se para o companheiro, dizendo: «Em nome d´Aquele que te mostrou este milagre, pergunto-te: quem tirou o pão?». E o homem voltou a responder: «não sei».
Chegaram depois ao deserto e sentaram-se no chão. Jesus dividiu o ouro em três partes e disse: «um terço para ti, um terço para mim e um terço para quem tirou o pão». Aí, o companheiro atirou: «fui eu que tirei o pão!». Jesus disse: «o ouro é todo teu».
Jesus continuou sozinho o seu caminho. Entretanto, chegaram dois salteadores que queriam roubar o ouro ao antigo companheiro. Este, porém, disse: «vamos dividi-lo em três partes e um de vós vai à cidade comprar comida». Um deles foi então à cidade e pensou de si para consigo: «porque hei-de dividir o ouro com estes dois? Vou antes envenenar a comida e ficar com o ouro todo para mim». E comprou comida, que envenenou.
Por sua vez, os que tinham ficado à espera disseram: «porque havemos de dar-lhe um terço do ouro? Em vez disso, vamos é matá-lo, quando regressar, e dividimos o ouro entre os dois».
Quando o terceiro voltou, mataram-no. Depois, comeram a comida envenenada e também morreram os dois. E o ouro ficou no deserto com os três homens mortos ao lado. Aconteceu que Jesus passou por ali e, ao ver aquela miséria, disse aos discípulos: «Assim é o mundo. Tende cuidado».


KHALIDI, Tarif – Jesus Muçulmano: máximas e histórias de Jesus na literatura islâmica.

Sem comentários:

Enviar um comentário