25 dezembro, 2012

ATENÇÃO, HOJE É NATAL!



Hoje é Natal! «Sim, hoje! Hoje mesmo! Não celebramos, à maneira de recordação, um acontecimento do passado, que ocorreu uma vez e passou; é algo presente que é, ao mesmo tempo, começo de um futuro eterno que de nós se avizinha!» Assim li em algum sítio estas palavras como tendo sido escritas ou pronunciadas pelo grande teólogo que foi Karl Rahner.

E creio que é um dia muito bonito para eu entrar nesta página que o nosso «bicho-da-seda» começou a construir já lá vão alguns dias. Sim, começou esta obra há pouco mais de 10 dias, praticamente está ainda em gestação, mas já tem pernas para andar. Ah, é que este «bicho-da-seda» mais parece uma centopeia, embora não tenha tantos pés... Mas entranha uma grande sabedoria e não se inspirasse a sua mensagem na doutrina do cantor das «Insulas estranhas»!

Não é difícil de recordar a vida deste minúsculo animal! Bom, quando começa a ser tal e quando deixa de o ser? Como do pequeno ovo sobre o qual se vai irradiando algum calor se vai desenvolvendo uma pequenina larva a qual, alimentada com folhas de amoreira, vai construindo, por sua vez, um casulo, a casa onde ela mesma há-de morrer para dar lugar, depois, a uma belíssima nova criatura que encanta flores, animais e gentes que a admiram no seu esvoaçar, no seu leve poisar, e no seu absoluto silêncio no andar/voar.

Não sei se estais a ver a ligação desta pequena história que estou para aqui a soletrar e o Natal que é hoje! E que insistia nesse «hoje», como o faz, com tanta força e insistência também a própria liturgia que a Igreja celebra. Hoje é Natal! Mas é mesmo hoje! Nem foi ontem, nem é amanhã! Insisto: é hoje! Porque Jesus, o Senhor, o Salvador, Deus mesmo, vem em cada hoje, cada momento ao nosso encontro; a cada batida do coração Ele nasce, Ele vem. E eu creio que muitas vezes esquecemos isto: julgamos, ou pelo menos vivemos, como se o Natal fosse só uma vez por ano, só um dia no ano: e isso para darmos as boas festas, enviarmos mensagens, desejarmos felicidades, fazermos votos de boa saúde e bem-estar; partilharmos alguma coisa com alguém, talvez até lembrar-nos dos mais débeis, fracos e pobres..., tanto mais que nós sentimo-nos muito bem, mas entra-nos o remorso de consciência ao ver ou pensar nesses deserdados. E então pensamos, e dizemos: ah! É Natal! E lá vamos nós com gestos, com atitudes, com palavras de circunstância, puramente esporádicos.

Que pobres que somos estes «bichinhos da seda», todos nós! E quanta resistência vamos fazendo para que em nós se dê um novo nascimento, o verdadeiro, transformando-nos de... «larva em crisálida, de crisálida em borboleta»!

Sim, porque Natal é transformação, é mudança: das trevas em Luz (‘no mundo que andava em trevas, brilhou uma grande luz!’), do silêncio em Palavra (‘no princípio era o Verbo, e o Verbo estava em Deus, e o Verbo era Deus’), da morte em Vida (‘a vida que estava junto do Pai manifestou-se na terra’). Natal é início da vida na terra enquanto a Páscoa será início da vida no céu: é verdade, o Natal está profundamente unido à Pascoa; e não se compreende um sem a outra.

Natal é vida, é família, amizade, partilha, comunhão, abraço, reunião; é alegria, paz, felicidade... Natal é antecipação do céu, por isso há tréguas, há cessar de conflitos, há silêncio, escuta, acolhimento do outro, do diferente...

Que bom se todos os dias fosse Natal! E não apenas pela abundância da mesa, pelas luzinhas e as flores, pelas cantos e as músicas, pelas prendas e felicitações, pelos bons desejos e até pelos gestos esporádicos de caridade e bem-fazer pelos mais pobres e necessitados, pelos que estão a passar frio e não têm um tecto para se abrigar; mas um Natal permanente e eterno no qual o verdadeiro protagonista, Jesus que nasce hoje, estivesse realmente presente e fosse o «motor» que move os nossos corações para fazermos comunhão, unidade, corpo com os nossos semelhantes.

Atenção! Muita atenção! Hoje é Natal! E só existe o hoje porque, como dizia aquela jovem doutora: «Para Te amar, ó Deus amante, eu só tenho o dia de hoje»!
Santo e Feliz Natal para todos!

P. Alpoim Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário