14 dezembro, 2012

Falemos da abundância do coração




Felicito-vos, estudantes carmelitas, pela abertura desta nova porta de partilha e diálogo com o mundo. O cristão só deve falar da abundância do coração. Acredito que a vossa caminhada vocacional irá transbordar para este novo espaço. Seduzidos por Cristo, iluminados pelos santos carmelitas e guiados pela comunidade dos frades carmelitas descalços de Avessadas podeis presentear os vossos leitores com a frescura e entusiasmo das vossas vidas jovens.
Espero que os jovens do nosso tempo sejam os vossos principais interlocutores. O vosso testemunho será desafiante e interpelador.
Santa Teresa de Jesus teve uma longa etapa da sua vida em que vacilava entre Deus e o Mundo, até que o encontro com Cristo marcou um novo rumo à sua existência deixando atrás de si um rasto de luz e fecundidade eclesial. S. João da Cruz, por sua vez, é o místico do Tudo e do Nada; apresenta os nadas como caminho para chegar ao Tudo. Estes dois exemplos de seguimento convidam à opção, à decisão firme e radical por Cristo e pelos que Ele mais ama. Na Sua entrega, nós esboçamos e construímos a nossa, descobrindo que a alegria e felicidade de todo o ser humano está no dar e sobretudo no dar-se.
Que este esforço de partilha e diálogo que ides empreender neste blogue revele o vosso desejo e decisão de viverdes para os outros e para o Outro, de jogardes toda a vossa vida pelas causas do Reino que Jesus apresentou. Que tudo quanto aqui apareça saia da abundância dos vossos jovens corações e desbrave largos horizontes para os homens e mulheres do nosso tempo, sobretudo para os jovens como vós.

Fr. Joaquim Teixeira