27 dezembro, 2012

Tomada de Hábito



Actualmente, está a decorrer no convento dos Carmelitas Descalços, em Avessadas, uma etapa de formação chamada noviciado. Esta etapa é uma experiência de vida religiosa para candidatos a esse mesmo estilo de vida. 

Apesar destes já terem passado por uma etapa de formação que os insere na vida religiosa, chamada postulantado, o noviciado marca o início da sua caminhada como religiosos. Ao final do noviciado, os jovens estudantes realizam a sua consagração a Deus e ao serviço ao próximo através dos votos simples. Estes são a promessa de manter durante toda a sua vida, como religiosos, os conselhos evangélicos.

O noviciado também é marcado pela forte formação espiritual dos candidatos e pela sua total integração na vida religiosa carmelita. Esta etapa tem início com uma cerimónia muito especial para os candidatos à vida religiosa, chamada Tomada de Hábito. Esta cerimónia consiste na recepção formal dos candidatos pelo Provincial da Ordem em Portugal. Nesta cerimónia, os noviços são revestidos com o hábito da Ordem dos Carmelitas Descalços.

Nós, os noviços que agora estamos em Avessadas em formação, recebemos o hábito no dia 2 de Setembro deste ano. Foi um dia muito especial para nós, pois tratou-se do início, pelo menos um início mais palpável, da nossa consagração a Deus. Ao sermos acolhidos pela Província Portuguesa OCD, fomos também acolhidos pela Virgem Maria, de quem trazemos agora o hábito. Com este ano de formação, preparamo-nos para nos consagrar a Deus e ao serviço da Igreja, fazendo parte desta família religiosa que é o Carmelo Descalço, adquirindo a sua herança espiritual, experiencial, histórica,...

O Pe. Provincial, o Pe. Joaquim Teixeira, nesta cerimónia, inspirado por uma passagem do livro de Samuel (3, 1-10), exortava-nos a nos deixar conduzir por aqueles que o Senhor da Messe pôs à nossa frente para nos ajudar a caminhar. E, neste sentido, procurou, ainda, demonstrar os benefícios de se deixar ajudar por aqueles que já têm experiência de resposta a Deus, por aqueles que já deram uma resposta a Deus e que vivem já numa crescente intimidade com Deus.


Noviços

Sem comentários:

Enviar um comentário