14 janeiro, 2013

Vigília com São João da Cruz


No dia 15 de Dezembro, aqui no Convento do Menino Jesus de Praga, desenrolou-se uma vigília de oração com São João da Cruz. Esta vigília foi concebida com a participação do grupo de jovens GPS para as crianças dos vários grupos de catequese da paróquia de Avessadas.

Ao longo da vigília, fomos entrando na experiência de Deus através dos ensinamentos de São João da Cruz. O homem, que se depara com o seu nada e com o sem-sentido da vida, orientado, simplesmente, para o materialismo, muitas vezes, dá-se conta do vazio que há em si. Umas vezes, ele procura encher esse vazio com mais e mais bens materiais, e, outras vezes, dá-se conta de que, por mais que se encha desses bens, nunca poderá preencher essa falta que leva dentro de si.

Há pessoas que, ao dar-se conta deste vazio, compreendem que há Alguém que as pode preencher, compreendem que estão vazias, porque esse lugar pertence a Alguém que é quem dá sentido à existência humana. Muitas das experiências de fé começam, precisamente, pelo dar-se conta de se ser incompleto. Muitas pessoas sentem-se, realmente, tocadas por Deus neste vazio existencial e saem ao Seu encontro.

São João da Cruz propõe-nos um caminho espiritual semelhante. Entremos dentro de nós e vejamos como estamos ocos, como nos falta algo e dediquemo-nos a procurar Deus, o único que pode dar sentido a esse vazio. Esta busca tem que se dar pela oração e pelo esforço humano de melhorar o que é a acção, sempre com o intuito de ir ao encontro dos outros, que clamam por nós, que clamam por ajuda.

A oração é uma relação que se estabelece com o próprio Deus, relação que nos leva a encontrarmo-nos a nós mesmos, relação que nos leva a sair de nós para ir ao encontro das necessidades do outro, relação que nos leva a ser verdadeiramente humanos, a ser aquilo para que fomos criados: seres livres e em comunhão com Deus.

Noviços


Sem comentários:

Enviar um comentário