11 abril, 2013

Humildade



Ó Jesus! Quando éreis peregrino na terra disseste: «Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas».

            Ó poderoso Monarca dos céus, sim, a minha alma acha o descanso ao ver-vos, sob a forma e a condição da escravo, abaixar-vos ao ponto de lavardes os pés aos vossos apóstolos. Lembro-me então destas palavras que pronunciastes para me ensinardes a praticar a humildade: «Dei-vos o exemplo para que, aquilo que Eu vos fiz, o façais vós também; o discípulo não é mais do que o Mestre… se compreenderdes estas coisas, sereis felizes ao praticá-las». Compreendo Senhor estas palavras saídas do vosso coração manso e humilde, quero praticá-las como o auxílio da vossa graça. Quero abaixar-me humildemente e submeter a minha vontade à das minhas Irmãs, sem as contradizer em nada e sem procurar saber se elas têm ou não direito. Ó Meus Bem-amado, que doce humilde de coração me apareceis sob o véu de branca hóstia! Para me ensinar a humildade não podeis abaixar-Vos mais, por isso quero, para corresponder ao vosso amor, desejar que as minhas irmãs me deixem sempre no último lugar e convencer-me de que esse lugar é o meu.

            Suplico-Vos, meu divino Jesus, que me envieis uma humilhação sempre que eu tentar elevar-me acima das outras. Ó meu Deus sei que humilhais a alma orgulhosa mas aquela que se humilha dais uma eternidade de glória, quero pois colocar-me no último lugar, participar nas vossas humilhações para «tomar parte convosco» no reino dos céus.

            Mas, Senhor, vós conheceis a minha fraqueza; todas as manhãs tomo a resolução de praticar a humildade e a noite reconheço que cometi ainda muitas faltas de orgulho, ao ver isto sou tentada a desanimar; mas sei que o desalento é também orgulho. Quero pois, ó meu Deus, fundar a minha esperança só em Vós; já que tudo podeis, dignai-Vos fazer nascer na minha alma a virtude que desejo. Para alcançar esta graça da vossa infinita misericórdia repetirei muitas vezes: «Ó Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao vosso!».

Santa Teresinha do Menino Jesus

Recolha de fr. Vítor

Sem comentários:

Enviar um comentário