08 abril, 2013

O Fazedor de Milagres



Em tempo de Natal, surgem em todos os écrans televisivos aproximações à narração da história de Jesus.
Argumento/Sinopse 

O filme decorre durante o século primeiro acompanhando a história de uma menina que padece de uma doença que ninguém pode curar. Na tentativa de descobrir uma forma de sarar a filha, a família encontra um carpinteiro chamado Jesus que anuncia as maravilhas de Deus. O encontro com Jesus vai fazer nascer uma esperança e uma atitude nova. Todos juntos acompanham Jesus enquanto Ele forma os seus discípulos, enfrenta as autoridades corruptas e cura os doentes e antes de enfrentar a parte mais terrível da sua missão: dar a vida para salvação de todos. A perspectiva escolhida para narrar a trama, a partir da óptica de Tamar, a filha de Jairo que Jesus ressuscita, torna-a ainda mais emotiva. Tamar é uma personagem simpática, terna e sensível, transportando-nos para um mundo de sensibilidade e ternura tocantes ao longo do filme. Em paralelo, surge a história de Jesus, com medida certa e abordagem interessante e feliz. 

Crítica 

“O Fazedor de Milagres” é um relato em animação da história de Jesus aclamado pela crítica. Ao nível de “Toy story” e outros filmes de animação de alta qualidade, o realismo das suas imagens conduz a uma aproximação da realidade confundindo os espectadores. Nele, a história de Jesus é contada fluentemente, com recurso ao desenho animado para os momentos de flashback. Os autores tomam simplesmente a história dos evangelhos, com algumas modificações menores (fundamentalmente nas figuras negativas de Herodes e Pilatos, um pouco à imagem de “Rei dos Reis” de Nicholas Ray), e converte toda a essência da história de Jesus num filme feito de imagens em plasticina. De fora, ficam alguns momentos importantes de modo a respeitar todos os públicos evangélicos (não católicos): a anunciação a Maria, a visita a Isabel ou a fuga para o Egipto; como ausente está a Transfiguração, a confissão de Pedro e as chaves do Reino. Mesmo assim, consegue o quase impossível respeito pelo original evangélico ao mesmo tempo sem cair no aborrecimento, numa visão de Jesus segundo os evangelhos, religiosamente neutra. 

Aplicações 

O mundo da animação é sempre uma proposta simpática de abordagem para a história de Jesus. Este “fazedor de milagres” extraordinário que transforma as vidas dos que com Ele se cruzam. Realizado entre a Inglaterra e a Rússia, podemos neste Natal usá-la como ponto de referência para a apresentação da vida de Jesus. Mas pode ser usado em tantas outras situações: em referência ao chamamento dos discípulos, à paixão e ressurreição de Jesus, a algumas parábolas, enfim, a tantos aspectos da vida de Jesus. 

Actividade 

“Rasguem caminhos através do deserto. Abri os corações ao Senhor que está para chegar” – diz-nos João. Esta é a nossa tarefa de Advento: preparar a vinda do Senhor que está para chegar ao nosso coração. 

Sequências 

- 0:00:00 – 0:08:50 – No início do filme apresenta-se Jesus como carpinteiro iniciando uma missão. Em flashback, surge a perda de Jesus no Templo e o nascimento de Jesus, com os presentes e a epifania aos Reis Magos. E a voz de João no deserto: preparai os vossos corações para o Senhor que está para chegar. 

1. Dialogar a partir das imagens vistas. Jesus está de novo a chegar, como em cada Natal. Que sentido tem prepararmos a vinda de Jesus? Como poderemos, também nós, abrir o nosso coração? 

2. Mais: que significa hoje abrir o nosso coração a Jesus para que seja morada de Deus? Diante das mil cores do Natal, das mil propostas do comércio e do consumismo, como poderemos proteger o nosso coração daquilo que não interessa deste Natal? 

3. Diálogo final. Há muita gente que não sabe o que é o Natal de Jesus, mesmo que a sua rua esteja enfeitada, mesmo que recebendo presentes de Natal, mesmo que atordoados pela publicidade deste tempo. Há uma canção do CD “Natal de Esperança” das Edições Salesianas, que diz “Não sabem que é Natal”: há noutra terra, homens em guerra, gente gritando, gente chorando, gostava tanto que eles soubessem que é Natal”. Que podemos fazer para tornar verdade o Natal hoje? 

“Presente para Jesus: o nosso coração cheio de ti” 

Qual seria o melhor presente que poderíamos oferecer a Jesus neste Natal? Certamente, que um gesto de solidariedade, de partilha, de encontro com o mais pobre. Dependendo da idade dos nossos destinatários, podemos criar algo de novo para este tempo de Natal e Epifania, de manifestação da presença de Deus no nosso mundo. Propomos agora um presente simples de realizar para idades mais pequeninas, enriquecidas pelo amor que enche os nossos corações. No centro do nosso coração está o presépio: o nascimento de Jesus – na simplicidade dos que nada têm, na vida dos que sofrem, na vida de tantos que, como nós, querem que haja Natal de novo. 
Propomos fazer, sobretudo para os mais pequenos, um cartão que seja um “presente para Jesus” que se pode colocar junto do Presépio. Num cartão simples, que pode ter as figuras principais do presépio (José, Maria e o Menino), cada catequizando poderá apresentar o seu presente para Jesus, sabendo que no mundo (e no nosso mundo), há muitos que “não sabem que é Natal”. Que o compromisso de cada um seja autêntico e possível de realizar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário