29 novembro, 2013

Como é a nossa alma?


  
Imagine-se o principiante a começar a plantar um horto em terra muito infrutífera e com muitas más ervas a fim de que nele o Senhor se possa deleitar. Sua Majestade arranca as ervas más e vai plantando as boas. Vamos supor que isso já está feito quando uma alma se determina a ter oração e começa a exercitar-se nela. Como bons hortelãos, e com a ajuda de Deus, devemos procurar que estas plantas cresçam, cuidando de as regar a fim de que não morram e venham a dar flores que exalem um forte odor, capaz de satisfazer a este nosso Senhor. Assim, Ele virá muitas vezes a este horto para se deleitar e recrear no meio destas virtudes.
         Vejamos, agora, a maneira de o regar, a fim de saber o que temos a fazer e o trabalho que nos vai custar, se o lucro dá para o trabalho, e por quanto tempo há-de durar.
A mim, parece-me que se pode regar de quatro maneiras: tirar a água de um poço à custa de muito esforço pessoal; tirá-la com uma nora de alcatruzes, puxada por um torno (assim a tirei algumas vezes): dá menos trabalho do que a primeira e tira-se mais água; trazê-la de um rio ou ribeiro: rega-se muito melhor, a terra fica mais empapada de água, não é preciso regar tantas vezes, o hortelão tem muito menos trabalho; a muita chuva com que o Senhor o rega sem trabalho algum da nossa parte e incomparavelmente muito melhor do que tudo quanto ficou dito.
(Santa Teresa V 11, 6-7)




Sem comentários:

Enviar um comentário