28 janeiro, 2014

Papa Francisco elogia padres e bispos que dão a vida no anonimato e são esquecidos pelos média



O papa Francisco salientou esta segunda-feira a ação silenciosa que padres e bispos realizam todos os dias no anonimato e no silêncio, e lamentou que os média deem mais realce aos maus exemplos do que ao trabalho positivo realizado pela maioria do clero.  
«Na história conhecemos uma mínima parte, mas quantos bispos santos, quantos sacerdotes, quantos padres santos que deixaram a sua vida ao serviço das dioceses, da paróquia; quanta gente recebeu a força da fé, a força do amor, a esperança, destes párocos anónimos, que não conhecemos. São tantos», afirmou o papa no Vaticano.
Na missa a que presidiu, Francisco recordou «os párocos do campo ou párocos da cidade, que com a sua unção deram força ao povo, transmitiram a doutrina, deram os sacramentos, isto é, a santidade», refere a Rádio Vaticano.
«“Mas, padre, li num jornal que um bispo fez tal coisa ou que um padre fez aquilo!”. “Sim, eu também li; mas, diz-me, nos jornais vêm as notícias daquilo que fizeram tantos sacerdotes, tantos padres em tantas paróquias de cidade e do campo, tanta caridade que fizeram, tanto trabalho que fazem para levar por diante o seu povo?”. Ah, não! Isso não é notícia», apontou o papa.
Francisco constatou que os média dão sempre mais destaque ao que é negativo: «É aquilo de sempre: faz mais barulho uma árvore que cai do que uma floresta que cresce».
«Os bispos não são eleitos apenas para levar por diante uma organização, que se chama Igreja particular, mas são ungidos, têm a unção e o Espírito do Senhor está com eles. Mas todos os bispos, todos somos pecadores, todos», vincou.
As palavras de Francisco referiram-se à unção que bispos e padres recebem quando são ordenados, gesto que evoca o nome “Cristo”, que quer dizer “ungido” [por Deus].
«Todos queremos ser mais santos a cada dia, mais fiéis a esta unção. E aquilo que faz a Igreja precisamente, aquilo que dá a unidade à Igreja, é a pessoa do bispo, em nome de Jesus Cristo, porque é ungido, e não porque foi votado pela maioria», assinalou.
Para o papa, «não só não se compreende como não se pode explicar como a Igreja segue em frente apenas com a força humana»: «Esta paróquia segue em frente porque tem muitas organizações, muita coisa, mas também tem um padre, um ungido que a leva para a frente».
«Hoje (…) far-nos-á bem pensar nos nossos bispos e nos nossos padres corajosos, santos, bons, fiéis, e rezar por eles. Graças a eles estamos hoje aqui», realçou Francisco no fim da homilia.


Rui Jorge Martins, in http://www.snpcultura.org/

Sem comentários:

Enviar um comentário