29 dezembro, 2012

II Encontro Ibérico do Carmo Jovem




Do doze ao catorze de Outubro, os jovens carmelitas ibéricos reuniram-se em Avessadas, no convento do Menino Jesus de Praga, para o II Encontro Ibérico do Carmo Jovem.

Por lá estiveram mais de 250 jovens, de vários pontos de Espanha e Portugal, de faixas etárias diferentes, modos de vida diferentes, diferentes idiomas, mas todos com uma mesma missão e um mesmo objectivo, o de conhecer mais profundamente a Jesus Cristo, conhecer outras pessoas que têm um vínculo com Ele e conhecer a experiência de centenas de jovens e grupos repartidos por toda a península.

O dia 12, festividade de Nossa Senhora do Pilar – em Espanha –, foi o dia escolhido para a chegada e para a apresentação da maior parte dos grupos, onde se realizaram várias dinâmicas e jogos com o fim de criar um bom ambiente e de fomentar o mútuo conhecimento entre os vários grupos. Mais tarde fez-se a apresentação formal de todos os grupos dentro da igreja do convento.

Nessa mesma noite, celebrou-se a vigília sobre o tema do encontro: “a fonte que mana e corre”; com luzes, com sombras, esta fonte de vida, de alegria, de gozo… não descansa, e continua viva e repartindo água para saciar a nossa sede.

O Sábado foi o dia mais completo. Começou com a Eucaristia às 8:00 e depois do pequeno-almoço e de jogos com os grupos começou a apresentação do Padre Provincial de Portugal, o Padre Joaquim, sobre a oração em S. João da Cruz e Santa Teresa de Jesus.

Mais tarde, depois de escutar e de aprender como consideram, estes Santos, que se deve manter a oração, partilhamos em grupos as perguntas que nos foram colocada sobre a nossa própria oração, o amor aos demais, a nossa amizade com Jesus e os momentos altos e baixos na nossa história, de forma que se criaram laços muito fortes com pessoas que mal conhecíamos e que tiveram o valor de se expressarem sem medo e com a segurança de sentirem-se escutados, sabendo que todos estávamos ali pela mesma causa, pelo zelo ao amor de Deus.



Pela tarde, já depois de comer e de descansar um pouco, tivemos o momento mais contemplativo do encontro, o passeio orante, onde maiores e mais pequenos aprendemos a saber escutar na solidão, a não perder a esperança nas dificuldades da vida e a saber perseverar em corpo e alma a perfeição de que nos falam os Santos.

Os mais velhos, conhecemos cada um dos passos na evolução da oração de que fala Santa Teresa: o poço, a nora, a fonte e a chuva. E pudemos contemplá-los no pequeno bosque, de que disfruta a parte superior do convento de Avessadas.

Os mais jovens aprenderam através do jogo o valor de saber transmitir e aumentar a sua fé, com o objectivo de não cair perante os problemas, de não render-se perante as dificuldades e, sobretudo, confiar em Quem nunca nos abandona e que tanto nos amou que entregou a Seu Filho para o nosso perdão.

A última noite foi muito animada com o concerto de vários grupos de Portugal e Espanha como o Coro de Braga, João Rego, Osvaldo, Abelardo, Manuel e o grupo Vozes de Aveiro, que deleitaram a todos os jovens num ambiente muito festivo e são, onde se primou pelo carinho, a alegria, a fé, o amor, os quais foram inspirados pela luz nos foi fornecida pelas canções que falam de sentimentos, de Santa Teresa, de Santa Teresinha, de São João da Cruz.

A Deus agradam-Lhe as pessoas pequenas, e a eles encomenda grandes missões. Aos pequenos dá a Sua eficiência, o Seu verdadeiro a todo que O queira acolher.

É uma verdade, que vem de uma mesma pessoa, de Jesus Cristo, uma verdade que deve ser procurada no nosso interior, pois reside em nosso coração, e que, sendo livres, podemos negar-nos, mas não podemos negar aquele que deu a sua vida, para salvar a nossa.


Hilario José Diaz Petrel, in El Carmelo, nº 86

Sem comentários:

Enviar um comentário