03 abril, 2013

A missão específica de mulher




A vocação de todo o ser humano é chegar a ser o que Deus quer que cada um seja: pessoa plena, isto é, verdadeiramente realizada, agindo e cuidando da criação para que em tudo e através de tudo se possa ver e experimentar a bondade, a beleza e o amor de Criador. 
  
Homem e Mulher são iguais em direitos, dignidades e obrigações. Um não é superior ao outro. São duas expressões do mesmo ser humano com origem em Deus e que para Ele tendem.

«ser feminino é um modo singular de ser pessoa» que é resultado não só da sua constituição física e biológica mas também da sua constituição anímica e interior.
A vocação geral do ser humano é ser imagem de Deus. Para chegar a realização dessa vocação, cada um, através da sua vocação pessoal, que reside na sua individualidade, expressa-se de modo distinto conforme a sua masculinidade ou feminilidade. É neste sentido que se entende a vocação e a missão específica da mulher.   
   
«Junto com a vocação geral que a mulher possui em comum com todos os homens e a individual própria de cada pessoa, temos a vocação de mulher enquanto tal. Deus criou o homem como varão e mulher dando a cada um modo e determinação próprios: “Não é bom que o homem esteja só”, assim disse depois da criação do primeiro homem dando-lhe a mulher como companheira. Esta primeira determinação acomoda-se ao seu modo de ser: caminhar ao lado do homem, tomar parte com amor na sua vida, com fidelidade e disposta a servir é o característico da feminilidade. Isto implica ter capacidade de empatia para com o outro e as suas necessidade, capacidade e docilidade de adaptação».

 MACHADO, António José Gomes - Edith Stein: Pedagoga e Mística
Braga: Editorial A. O., 2008, p. 70.  Santos para hoje.

Recolha de Fr. Eugénio.


Sem comentários:

Enviar um comentário