17 março, 2014

O Carmelo Descalço Secular…uma vocação e uma maneira de ser Igreja




Quem são os Carmelitas Descalços Seculares?
Os Carmelitas Seculares são homens e mulheres, leigos ou sacerdotes diocesanos, que, vivendo cada um segundo o seu estado de vida, no seu ambiente familiar, social, profissional e eclesial, se sentem chamados por Deus a viverem radicalmente o Evangelho, segundo o carisma e a espiritualidade do Carmelo Descalço, fundado por Santa Teresa de Jesus.
Através do seu compromisso, pertencem juridicamente à Ordem dos Carmelitas Descalços e, juntamente, com os frades e as monjas de clausura formam uma mesma família, com os mesmos bens espirituais, a mesma vocação à santidade e a mesma missão apostólica.
Os membros do Carmelo Secular têm como vocação e missão serem “testemunhas, fortes, da experiência de Deus” mediante: a oração, como diálogo de amizade com Deus; a leitura e aprofundamento da Palavra de Deus, isto é, a Lectio Divina; a amizade, na partilha fraterna; e o apostolado, ao serviço de Deus e dos irmãos.
Os Carmelitas Seculares são cristãos comprometidos, que desejam viver plenamente a sua vocação baptismal, com a ajuda da espiritualidade do Carmelo Descalço ou Teresiano. Isto pressupõe radicalidade, responsabilidade, compromisso pessoal com Deus, com a Igreja e com a Ordem.


Qual a vocação dos Carmelitas Descalços Seculares?
Os Carmelitas Seculares são cristãos conscientes da sua vocação e do seu papel na Igreja, vivendo na doação a Deus e aos outros, como verdadeiros “Filhos da Igreja”, servindo-a, cada um, de acordo com os seus dons e talentos.
A vocação do Carmelita Descalço Secular, é a mesma vocação dos frades e das monjas: uma vocação contemplativa e apostólica, como o desejou Santa Teresa de Jesus, nossa mãe fundadora.
Mais do que “fazer”, os carmelitas são chamados a “ser” «amigos fortes de Deus» e, a partir da sua experiência de intimidade com Deus, procurar testemunhar, esta mesma experiência com os irmãos, no ambiente em que vive. Isto pressupõe uma conversão contínua, fortalecidos da Palavra de Deus, para que oração e vida não sejam opostas, mas convergentes.

Como se concretiza a vocação e a missão dos Carmelitas Descalços Seculares?
Os Carmelitas Descalços Seculares são homens e mulheres de oração no meio do mundo, das ocupações e dos compromissos diários.
Leitores assíduos da Palavra de Deus, que «é viva e eficaz» (cf. Heb 4, 12), os Carmelitas Seculares encontram nela o alimento para as suas almas, orientação para as suas vidas e inspiração para a sua oração.
Deste modo, desejam viver a caridade fraterna que está expressa nas Fraternidades a que pertencem.
Ser Carmelita Secular é uma vocação específica dentro da Igreja. É corresponder ao chamamento de Deus e viver no seguimento de Jesus Cristo, dentro da família do Carmelo Descalço, ao jeito de Santa Teresa de Jesus, nossa mãe fundadora, do nosso pai, São João da Cruz e dos outros santos da Ordem, nossos irmãos. Como conseguir realizar esta vocação? Sintetizando podemos dizer:
  • Tendo Cristo como Modelo e guia, seguindo o exemplo da Virgem Maria;
  • Pela Leitura e meditação da Palavra de Deus (Lectio Divina);
  • Buscando a união com Deus pela contemplação e actividade apostólica;
  • Dando particular atenção à oração contenplativa e litúrgica;
  • Alimentando-se da Eucaristia;
  • Tendo tempos fortes de oração: dias de deserto, retiros,…;
  • Exercitando-se no amor fraterno;
  • Tendo um forte sentido eclesial.

Não existe nenhuma novidade para além do Evangelho. Jesus Cristo foi a última Palavra de Deus à humanidade. No entanto, o Espírito Santo, que Jesus prometeu enviar aos seus discípulos, é Criador e Criativo. Por isso, ao longo da história do Cristianismo, várias figuras carismáticas da Igreja, atentas à vontade de Deus, souberam pôr em prática as inspirações do Espírito Santo, apresentando, novas formas de viver o Evangelho, para responder às necessidades dos tempos e da Igreja. O Carmelo Teresiano é, assim, um maravilhoso carisma que Santa Teresa nos legou para, em família (monjas, frades e leigos), vivermos na intimidade com Jesus Cristo e testemunharmos ao mundo o amor de Deus.

António José de Jesus (Gomes Machado), ocds 

Sem comentários:

Enviar um comentário